sexta-feira, 29 de abril de 2011

Hipertexto

Nelson Pretto destaca hipertexto "[…] como um conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
O prefixo hiper vem do grego e remete à além das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.

Referências


Navegação à deriva

Navegar livremente pode por você à deriva . Porém, é um modo fascinante de fazer descobertas. Se tiver um assunto em mente e, melhor ainda, objetivos, então, meu amigo é aí que você vai mais longe... O mais legal é que mesmo que você determine objetivos, algumas vezes, acaba em caminhos totalmente diferente daqueles pensados inicialmente. Mas, cuidado!!! isso também pode ser ruim, pois o tempo é curto e valioso se gastarmos ele sempre de modo impensado e desregrado, então, não teremos caminhos concretos, tão pouco valiosos, mas sim, caminhos abstratos que desaparecem rapidamente e nada contribuem para nossa vida...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que é WebQuest?

Em 1995, o Professor Bernard Dogdge, da San Diego State University, escrevia um curto artigo em que propunha a criação de um conceito – WebQuest. A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.

Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.


Podemos distinguir seis elementos em uma Webquest:


Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.

Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).

Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.

Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.

Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.

Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.

Exemplo de webquest:

Atividades Diversas:

Mathelógica:

Gravidez na adolescência:


Geografia do Mundo:

Mundo Matemático:

Métodos Contraceptivos:

Consciência Política:

Decifrando os Enigmas da Era Vargas:

Aprendendo Brincando:

Água um bem em extinção:

Genética: ninguém é perfeito!

Leonardo da Vinci:

A vida de Mário Quintana: