sexta-feira, 27 de maio de 2011

REDES SOCIAIS

Ferramentas da Internet que utilizo e acredito ser importante compartilhar:

Blog;

E-mail;

Twitter;

Skape;

Muito recentemente WebQuest;

É possível utilizar pedagogicamente uma rede social?

Acredito que é possível, porém deve ser estabelecida uma metodologia de trabalho. Nesses casos creio que o papel do mediador é crucial, pois é ele que vai facilitar a interação e conduzir os educandos para que a atividade alcance os objetivos.

Projetos pedagógicos que utilizam redes sociais como ferramentas podem ser muito simples, partindo desde compartilhamento de idéias até discussões mediadas pelos professores ou, até mesmo, trabalhos complexos feitos em várias etapas.

NAVEGANDO PELA WIKIPÉDIA E WIKCIONÁRIO

O projeto wiki, com certeza é uma ousada ideia e por incrível que pareça está dando certo. Muitos não acreditavam que tal fenômeno social seria possível. Uma enciclopédias onde todos podem compartilhar informações e também editá-las, colaborando com seu próprio conhecimento como “mestres de notório saber”. Saber este adquirido durante a vida nas mais diversas experiências.

A enciclopédia livre é a verdadeira prova da descentralização do conhecimento. É a demostração de que o conhecimento não está apenas nas “mãos” de poucos mestres.

A wikipédia como modelo de organização e gestão colaborativa foi criada em 1994 por Ward Cunningham. Porém, a ideia inicial foi proposta por Wales e Sanger por meio da Nupedia. A Nupedia era um ousado projeto que tinha como editores especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, mas não “gerou frutos”. O que realmente importou deste projeto foi o “ato espirituoso e nobre condizente com a cultura do software livre”.

segunda-feira, 16 de maio de 2011




PESSOAL VISITEM OS LINKS INTERESSANTES...