sexta-feira, 25 de março de 2011

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

De acordo com Pozo (2004) vivemos na sociedade da aprendizagem e esta nos leva a um paradoxo “cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de prender”. Ou seja, vivemos um momento em que a informação está cada vez mais disponível, entretanto, as pessoas tem dificuldades em aprender aquilo que a sociedade exige delas. Então, fala-se no fracasso escolar, mas como isso pode ser possível em uma sociedade em que os meios de comunicação e as tecnologias possibilitam um contato cada vez maior das pessoas com as informações?

Ao mesmo tempo em que nosso planeta evoluiu tecnologicamente e cientificamente também se modificaram as formas de aprender e ensinar. Novas competências são requeridas pela sociedade atual, pois não basta receber a informação é necessário analisá-la, interpretá-la, compreendê-la e comunicá-la (POZO, 2004).

Sendo assim, temos uma nova cultura da aprendizagem que exige novas funções discentes e docentes, mas isso só se tornará possível segundo Pozo (2004) se houver uma mudança na forma de pensar educação. Será preciso entender que estamos vivendo em uma sociedade profundamente modificada e influencia pelas tecnologias. Uma sociedade que está adquirindo uma configuração na dimensão virtual e a informática está agindo como um elemento modificador do comportamento e dos processos (MARTINS; HORTA; MATA, 2004).

Sendo assim, faz-se urgente e necessário que se passe da fase da alfabetização apenas para o letramento e se inclua a alfabetização digital, pois não é mais suficiente o simples decodificar de símbolos (RONSANI, 2005). É preciso interpretar e contextualizar as informações, ou seja, é necessário desenvolver a capacidade de transformar informação em conhecimento (POZO, 2004).


Referências

MARTINS, Ronei Ximenes; HORTA, Agnus Azevedo; MATA, Romeísa Soares da. Estruturação de Laboratório de Informática em Escolas Públicas da Varginha, MG. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: UNIS/MG, 2004.

POZO, Juan Ignácio. A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento. Revista Pedagógica, ano 8, nº 31, ago/out. 2004.

RONSANI, Izabel Luvison. Informática na Educação: uma análise do PROINFO -UnC. HISTEDBR On- line, Campinas, n.19, 2005. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário